:::PROGRAMA DE GLICOBIOLOGIA:::  

Os três laboratórios do Programa de Glicobiologia contam com seis professores e mais de 30 alunos empenhados em analisar a estrutura de polissacarídeos e glicose. Tais carboidratos são análogos da heparina, fármaco do grupo dos anticoagulantes, utilizado no tratamento da trombose e outras doenças com coagulação sanguínea excessiva.

Através do estudo dos mecanismos moleculares dos compostos, o programa busca descobrir a razão pela qual têm essa propriedade e oferecer à sociedade fontes alternativas de anticoagulantes, hoje obtidos apenas do pulmão de porcos e bois. Tendo em vista a probabilidade de transmissão de doenças de mamíferos para seres humanos, os pesquisadores trabalham para fornecer substâncias isoladas em invertebrados marinhos e terrestres, mais seguras e com efeitos colaterais menores.

Diversas patentes de compostos anticoagulantes já foram registradas pelos pesquisadores do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Além disso, através da análise de lotes específicos dos compostos, o programa garante o fornecimento de heparina de melhor qualidade para a indústria farmacêutica e a sociedade.

Informações:mourao@bioqmed.ufrj.br

 

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647