:::PROGRAMA DE BIOLOGIA MOLECULAR E BIOTECNOLOGIA:::  

O Programa de Biologia Molecular e Biotecnologia envolve o maior número de pessoas dentro do IBqM. São mais de 150, entre professores, técnico e alunos. No total, são dez laboratórios, sendo seis deles grupos de estudo estabelecidos e, os outros quatro, emergentes. Há grande variedade no que diz respeito às linhas de pesquisa, que, em sua maioria, abrangem estudos sobre insetos, helmintos, artrópodes e plantas.

Devido à dificuldade de concentrar todas as atividades em um só espaço físico, ocupa laboratórios de diferentes blocos do Centro de Ciências da Saúde (CCS)/UFRJ e conta, ainda, com pesquisadores localizados no Jardim Botânico.

O programa oferece, ainda, serviços de determinação de paternidade por tipagem de DNA, através do Laboratório Sonda-UFRJ, unidade responsável pela resolução de mais de três mil casos e que mantém convênio com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O Núcleo de Estudos de Genomas Johanna Dobereiner, por sua vez, se encarrega de estabelecer a estrutura física voltada aos estudos de genomas e de capacitar futuros cientistas.

Informações: fantappie@bioqmed.ufrj.br

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647