Influenza é tema de vídeo

Eduardo Menezes Barrosi

Os questionamentos de João Paulo, de 11 anos, que busca entender melhor o papel dos vírus, qual a diferença entre gripe e resfriado e as características da gripe AH1N1, que tanto apavorou a população mundial, neste ano, são mostrados no vídeo Influenza: conhecendo a imagem e a estrutura do vírus, que foi lançado no dia 25 de novembro, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

A produção ficou a cargo de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem, coordenado pelo professor Jerson Lima Silva, pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ e diretor científico da Faperj.

O objetivo do filme foi tornar acessível, ao público geral, informações relevantes sobre o tema influenza sob a ótica de um jovem. Nessa diretriz, João Paulo é levado a vários laboratórios onde tem a chance de receber informações e conhecer algumas metodologias utilizadas na pesquisa sobre o vírus.

Segundo a pesquisadora Patrícia Souza dos Santos, do IBqM, “foi pedido para que o João fizesse perguntas sobre o tema. Ele fez perguntas muito pertinentes e interessantes” e acrescenta: “em nenhum momento, ele foi influenciado sobre o que ia falar ou perguntar”. João Paulo cursa o 6° ano do ensino fundamental, do Colégio Pedro II. Em 2007, foi um dos alunos selecionado para participar do Curso de Férias, atividade já tradicional no IBqM. Na ocasião, ele destacou-se pela curiosidade e espontaneidade.

INCTs – Lançados em 2008, os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia são fomentados pelo CNPq, Ministério da Saúde e Capes e, neste caso, conta com uma contrapartida da Faperj. Além de produzir pesquisa, artigos e até patentes têm como uma de suas missões estratégicas a transformação do conhecimento técnico em divulgação científica. Diante dessa meta, os INCTs devem produzir vídeos para aproximar a ciência da sociedade.

Fazem parte deste INCT, além da UFRJ, a UFPA, no Pará, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, a Unicamp, em São Paulo, UFSC, de Santa Catarina.

24/11/2009