Encontro discute futuro do IBqM

Priscila Biancovilli

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Instituto de Bioquímica Médica promoveu o III Encontro de Extensão, Educação e Desenvolvimento Tecnológico, realizado no Instituto de Matemática e Pesquisa Aplicada (IMPA). O evento foi organizado pelas professoras Monica Montero Lomeli e Carla Policarpo, ambas professoras do Instituto.

O objetivo do encontro foi promover uma avaliação geral das atividades que o IBqM realiza atualmente, em especial dentro da graduação, extensão e desenvolvimento biotecnológico. “Cada professor apresentou sessões diversas, relativas à distribuição da carga horária atual, câmara de graduação e regimento, novas iniciativas, disciplinas e mini-cursos a serem criados”, explica Lomeli.

Entre as questões analisadas dentro da graduação, está a elaboração de uma nova disciplina de Glicobiologia, o desenvolvimento de novas ferramentas que possibilitem o ensino online e também a criação de mini-projetos, que oferecerão mais oportunidades para os estudantes exercerem trabalhos práticos dentro de laboratórios. “Basicamente, executamos esta avaliação para trilharmos melhor nossos próximos passos dentro da graduação, de maneira controlada e competente”, afirma a professora.

Dentro da extensão, houve uma apresentação dos projetos que já estão em andamento atualmente como por exemplo o desenvolvimento de DVDs educacionais e Ciência para crianças, o Observatório de Educação e a interação com o Instituto Nacional de Educação de Surdos. Participaram deste III Encontro cerca de 130 pessoas, entre funcionários, professores e alunos.

“Estes encontros gerais da Bioquímica são realizados anualmente para guiar o desenvolvimento do Instituto, que foi criado em 2004 (antes era Departamento). A cada ano, a discussão possui um foco diferenciado. Em 2007, por exemplo, discutimos apenas os projetos de pesquisa de cada laboratório. Pois, se a cada ano levantarmos as mesmas questões, não haverá tempo suficiente para se efetuarem mudanças significativas”, concluiu Monica.

15/12/2008