::: NOTÍCIAS :::

 

Jerson Lima Silva recebe Prêmio Conrado Wessel

O pesquisador Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, é o ganhador do Prêmio Conrado Wessel de 2009. É a segunda vez consecutiva que o Instituo conquista o prêmio, concedido em 2008 ao pesquisador Leopoldo de Meis.

O Prêmio, oferecido pela Fundação Conrado Wessel, reconhece perfis renomados com qualidades de talento inovador, liderança, abrangência social, trabalho incansável, integridade e ética, à personalidades ou entidades de reconhecimento nacional nos campos da arte, ciência e cultura.

Jerson LIma Silva também é diretor científico da FAPERJ e do Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas da UFRJ, principal centro da América Latina aparelhado com equipamentos de ressonância magnética nuclear de alto campo. Ele coordena o Instituto do Milênio de Biologia Estrutural em Biomedicina e Biotecnologia e o INCT de Biologia Estrutural e Bioimagem criado em 2008 pelo CNPq/MCT.

Além disso, suas pesquisas científicas têm prestado contribuição expressiva ao campo da biologia estrutural, enovelamento protéico, montagem viral e no entendimento dos mecanismos responsáveis pelo dobramento errado de proteínas, importante em muitas doenças humanas, como câncer, doenças de príons (vaca-louca) e Parkinson.

Veja a trajetória de Jerson Lima Silva em:
http://www.abc.org.br/~jersonlima
http://www.bioqmed.ufrj.br/corpo/pesquisadores/jersonsilva.html

E mais detalhes sobre o prêmio em:
http://www.fcw.org.br/

09/04/2010

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647