Seminário discute Bioquímica, Biologia Celular e Molecular

Priscila Biancovilli

Entre os dias 3 a 6 e 11 a 14 de agosto, o Rio de Janeiro sediará o II International School of Biochemistry, Molecular & Cell Biology – Current tools in cell biology: probing normal and pathological cell functions. Trata-se de um simpósio internacional que visa oferecer treinamento a estudantes da América Latina, e contará com palestras, debates e aulas práticas elaboradas por cientistas de renome. O evento engloba também o IV International Symposium on Myosin V – 21 Years of History.

“Um dos grandes avanços da biologia celular é a descoberta de motores celulares, como a miosina Va. Tratam-se de proteínas capazes de carregar estruturas de um lugar para outro, dentro da célula. Por exemplo, toda vez que uma informação passa de um neurônio a outro, é necessário que neurotransmissores sejam liberados. Quem carrega esta estrutura do lugar que ele é feito até a ponta do neurônio? São motores moleculares”, afirma Renato de Paulo, pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e um dos organizadores do evento.

Estrutura

A primeira parte do simpósio, de 3 a 6 de agosto, será composta por simpósios, sempre na parte da manhã, e aulas práticas à tarde. Estas aulas consistem em trabalhos experimentais, ou seja, diversos pesquisadores externos explicarão como funcionam seus laboratórios (alguns trarão seus próprios equipamentos e reagentes) e os alunos terão a oportunidade de conhecer a fundo as linhas de investigação desses cientistas.

Na segunda semana, haverá mais simpósios, em que os pesquisadores e os próprios alunos disporão de mais tempo para falar sobre seus trabalhos e dados. “Esta segunda parte acontecerá em alguma cidade costeira, como Búzios ou Ilha Grande, justamente para promover uma atmosfera bastante informal e tranqüila”, afirma Renato.

Inscrição

Serão oferecidas 100 vagas para todo o Simpósio. Alunos de pós-graduação de todo o Brasil e América Latina podem se inscrever. Quarenta vagas serão oferecidas a alunos para participar nos módulos teórico e prático. O comitê tem um número limitado de bolsas para oferecer segundo as condições dos alunos. Estas bolsas podem cobrir os custos total ou parcialmente.

Os estudantes interessados devem providenciar os seguintes documentos:

- Um currículo conciso e que inclua uma lista de publicações
- Uma carta de recomendação
- Um detalhamento sobre treinamentos científicos anteriores
- Uma carta do estudante explicando porque e como este curso será útil para sua carreira
- Indicação de que necessita de suporte financeiro.

A data final de inscrição é 10 de junho.

Organizadores

O evento é organizado pelo professor L. C. Cameron, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A responsabilidade dos doutorandos, Renato de Paulo e Sofia Jürgensen, é lidar com as demandas da UFRJ e da Bioquímica Médica.

“Mais uma vez reitero o convite para o evento e ainda estamos selecionando monitores. Fiz doutorado sanduíche no Imperial College, em Londres com um professor que conheci num simpósio como esse. Além da importância acadêmica, é uma excelente oportunidade de ampliar sua rede de contatos”, reitera Renato.

Informações podem ser obtidas no website http://www.unirio.br/lbp

Maios esclarecimentos devem ser endereçados a:

L. C. Cameron
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro