Projeto "Jovens Talentosos" vence o prêmio O Globo Faz a Diferença

Concedido desde 2003, o prêmio é uma homenagem do jornal aos brasileiros que mais contribuíram, seja através de seu trabalho, de suas iniciativas ou de seu exemplo, para transformar o Brasil num país melhor.

Neste ano, na categoria Megazine, que reconhece iniciativas voltadas para os jovens, foi vencedor o projeto “Jovens Talentosos, idealizado pelo pesquisador do IBqM, Leopoldo de Meis.

O projeto é responsável por revelar mais de uma centena de novos cientistas, em sua maioria adolescentes de baixa renda entre 14 e 18 anos selecionados na rede pública de ensino.

O programa surgiu há 25 anos, quando De Meis criou cursos de férias temáticos com a aplicação do método científico.

Para participar do curso de férias, basta ser adolescente de baixa renda e ter vontade de trocar as férias escolares pelo estudo. Os que se destacam nessa etapa são escolhidos para participar do Jovens Talentosos, em que fazem experimentos nos laboratórios da universidade com ajuda de graduandos e pós-graduandos.

Desde 1985, já passaram mais de 2.500 estudantes pelos cursos de férias do IBqM, dos quais mais de cem foram aproveitados pelos Jovens Talentosos, desde 1990. Desses, cerca de 80% ingressaram em universidades públicas.

O projeto Jovens Talentosos recebe recursos da Finep, Capes e Faperj.

26/02/2010