Jornal O Globo entrega prêmio a Leopoldo de Meis

O professor emérito do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) da UFRJ, Leopoldo de Meis, recebeu o prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, em cerimônia ocorrida no hotel Copacabana Palace, nesta quarta-feira (17/03). De Meis é criador do projeto Jovens Talentosos, que venceu na categoria Megazine.

O Jovens Talentos ajudou a revelar mais de uma centena de novos cientistas, a maior parte deles adolescentes de baixa renda, entre 14 e 18 anos, selecionados na rede pública de ensino. "Através do projeto foi possível tornar a vida desses jovens mais saudável e agradável. Nosso objetivo é mostrar a eles que podem caminhar com seus próprios pés", disse o professor.

Leopoldo de Meis recebeu a homenagem das mãos de Valquíria Daher, editora da revista Megazine, e de Jason Vogel, editor do caderno Carro Etc. Em seu discurso, De Meis lembrou que o Jovens Talentos começou há 25 anos e afirmou que receber o prêmio é um grande privilégio.

"O projeto teve uma boa receptividade. Já foi adotado por 24 universidades federais e está presente em doze estados brasileiros. Agora, o Ministério da Educação quer adotá-lo como uma política nacional", declarou o professor.
O Faz Diferença, patrocinado pelo Sistema Firjan, é uma homenagem do Globo aos brasileiros que mais contribuíram para transformar o país. Esta foi a sétima edição do prêmio.

24/03/2010