UFRJ inaugura curso de ciências para surdos

Por Marina Verjovsky

No próximo dia 29 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugura o primeiro Curso de Extensão em Biociências para Surdos. O curso será oferecido a sete jovens do ensino médio, com um monitor surdo, terá aulas diárias e duração de um ano. Ao final desse período, poderá ser transformado oficialmente em curso de nível médio profissionalizante. Além disso, também será oferecido um curso de formação continuada (especialização em biociências e física) para intérpretes da língua  brasileira de sinais (LIBRAS). A iniciativa é uma parceria do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) com o Instituto Nacional de Ensino de Surdos (INES).

A necessidade de atenção específica a esse grupo deve-se à grande marginalização que ele sofre quanto ao acesso a informações, educação e saúde – uma vez que tem grande dificuldade em aprender a língua portuguesa escrita. Além disso, diferente dos cegos ou dos cadeirantes, a deficiência deles não é tão evidente e há poucos mecanismos de inclusão social para esse grupo. Portanto, o projeto busca oferecer ao jovem surdo a possibilidade de integrar-se aos avanços da ciência e tecnologia de forma crítica e desenvolver o pensamento científico.

A idéia começou em 2005, quando a pesquisadora Vivian Rumjanek, do IBqM, criou um curso experimental de curta duração (uma semana) em biociências para alunos surdos. O modelo foi inspirado na experiência desenvolvida há décadas pelo Instituto com alunos ouvintes, no qual eles respondem às suas próprias dúvidas através de experimentos científicos, guiados por monitores – e sem decorebas. Até hoje, já foram realizados sete destes cursos para surdos, que atendeu cerca de 120 alunos do ensino médio e culminou com o estágio de oito deles em laboratório de pesquisa.

Falarão sobre o curso, na abertura do evento, Vivian Rumjanek e os colaboradores do projeto, além de convidados especiais, como a Pró-reitora de extensão da UFRJ, Laura Tavares Ribeiro Soares; a diretora do IBqM, Débora Foguel; o diretor do Ines, Marcelo Ferreira De Vasconcelos Cavalcanti e o vice-presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Paulo André Martins de Bulhões. O evento de abertura acontecerá no dia 29 de julho de 2009, de 9h às 15:15h, na Ilha do Fundão, prédio do Centro de Ciências da Saúde, Auditório Leopoldo de Meis.

Confira abaixo o programa completo do evento.

Inauguração do Curso Experimental de Ciências para Surdos

9:00 às 10:30

Mesa de Abertura

10:30 às 11:20

Apresentação do projeto “A Inclusão dos Surdos através do Conhecimento Científico”

Profª Vivian M Rumjanek, coordenadora do curso

11:20 às 11:40

Coffee break

11:40 às 12:10

História do Surdo no Brasil e no Mundo

Paulo André Bulhões, diretor da Feneis

Inauguração do LaDiCS (Laboratório Didático de Ciências para Surdos)

12:20 às 13:30

Intervalo

13:30 às 13:45

Uma Proposta de Inclusão: Vozes e Mãos Constroem Conhecimento Cientifico

Regina Célia Almeida, professora do INES.

13:45 às 14:00

Cursos Experimentais e Estágios para Alunos Surdos

Paula R Martins, colaboradora do curso

14:00 às 14:15

O Olhar de uma Professora, das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, no Curso Experimental

Ana Claudia da Fonseca Flores, professora do INES

14:15 às 14:30

A Experiência do Trabalho do Interprete de Língua de Sinais no Campo da Ciência

Alexandre Schimith / Felipe Giraud / Tiago Batista dos Santos, intérpretes de LIBRAS.

14:30 às 14:45

Glossário Científico – Novos Sinais para a Ciência