Seminários sobre ciência unem funcionários

Por Priscila Biancovilli

O ciclo de Seminários Sr. Dino, promovido pelo Instituto de Bioquímica Médica desde 2008, se revela como uma proveitosa iniciativa de integração entre funcionários, alunos e professores. Os temas já abordados no passado incluem obesidade, câncer e doenças do coração, e sempre uma pessoa especializada no assunto é convidada a proferir a palestra.

“Os temas dos seminários são escolhidos de acordo com o interesse dos funcionários da Bioquímica. Passamos um questionário para todos no Instituto, com algumas opções, e a partir daí escolhemos aqueles que suscitaram maior interesse”, explica Mônica Martinez, uma das organizadoras do evento. O nome do seminário, Sr. Dino, foi igualmente escolhido pelos funcionários, que elegeram seu colega mais querido. “Seu Dino trabalhou durante muitos anos no Instituto, lavando vidros. Ele era extremamente carinhoso e criativo: pintava quadros, cantava, fazia instrumentos musicais com as garrafas dos reagentes, entre outras coisas”, afirma Débora Foguel, diretora do IBqM.

Periodicidade

O Seminário Sr. Dino acontece na última quinta-feira de cada mês, às 16h. Ao final do evento, os participantes podem usufruir de um coquetel saudável e balanceado, com sucos, salgados assados e salada de frutas, por exemplo. Isso porque, no primeiro seminário, cujo tema foi Obesidade, a professora Maria da Glória, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ) nos mostrou como alimentos gordurosos fazem mal a saúde, explica Monica.

A próxima edição, dia 28 de maio, promoverá uma exposição de fotos e vídeos dos funcionários do Instituto. No final de 2008, o curso “Os Novos Caminhos das Imagens”, promovido pelo documentarista científico Roberto Eizemberg, ensinou noções de fotografia a esse público, e ao final todos tiveram que produzir uma coletânea. “Desta vez, não haverá professor convidado. Os funcionários serão os anfitriões do dia”, diz Mônica.

Para junho, o tema proposto é Florestas e Preservação, e o palestrante será André Rivola, diretor da ONG Floresta Brasil. Para os meses seguintes, os temas “Água” e “Clonagem” também estão em pauta.

Convite ao público

Apesar de o Seminário ter sido idealizado e criado para os funcionários da Bioquímica, todos os interessados são muito bem-vindos, sejam eles de dentro ou de fora da UFRJ. “O objetivo é que cada vez mais pessoas tenham vontade de participar das discussões”, finaliza Débora.

Os Seminários acontecem sempre no auditório Leopoldo de Meis, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ilha do Fundão. Dúvidas e sugestões devem ser endereçadas à professora Patrícia Santos, no email pssantos@bioqmed.ufrj.br.

20/05/2009