Lúdico na prevenção ao câncer

Foi lançado em setembro o primeiro vídeo de animação produzido pelo Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. "O amor em tempos de HPV", feito em massinha e destinado a jovens, visa a prevenção dos cânceres relacionados ao Vírus do Papiloma Humano (HPV).

Pesquisa com adolescentes ouvintes e surdos do ensino fundamental, médio e superior de instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro mostrou que os jovens sabem muito pouco sobre o HPV. Foram feitas três perguntas: O que é o HPV ? Como se transmite ? O que o HPV pode causar ? O resultado foi desastroso: a maioria dos estudantes não soube responder a nenhuma das três perguntas. Soma-se a isso, pesquisa da Fiocruz mostrou que, entre 1999 e 2005, houve um crescimento de 2,6 vezes na contaminação pelo vírus de jovens entre 10 e 19 anos. Diante desses fatos, foi elaborado o vídeo já postado no YouTube http://www.youtube.com/watch?v=OlHkABRvSwI

O projeto recebeu financiamento da Faperj e agora também com o apoio da Fundação do Câncer serão produzidos mais dois vídeos de animação, completando a trilogia sobre fatores de risco e câncer: o primeiro sobre fumo (“Crônica de uma morte anunciada”). Posteriormente, será elaborado outro a respeito da exposição ao sol e a associação ao câncer de pele (“Memórias de minhas pintas tristes”).

17/09/2009