IBqM chega à Baixada Fluminense

Priscila Biancovilli

O Instituto de Bioquímica Médica se prepara para inaugurar, ainda em 2009, um novo espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão, no Pólo da UFRJ em Xerém. Tal iniciativa decorre de associação de diversos fatores, mas se deve em especial ao interesse do Inmetro (localizado em Xerém), em desenvolver certificação e pesquisas na área de biotecnologia, e também à constatação, pelo corpo social do Instituto, da necessidade de formação de recursos humanos qualificados para operar na área de biotecnologia.

De acordo com o professor Orlando Martins, um dos organizadores do novo pólo, lá serão desenvolvidas pesquisas dentro da área de interesse dos docentes que se fixarão no local. “Pelo perfil dos professores já contratados, sabemos que ocorrerão pesquisas com células-tronco, biotecnologia, nanotecnologia, desenho de novas drogas, biocombustíveis e computação de alto desempenho, entre outras”, enumera.

Além de pesquisa, o pólo também oferecerá cursos de pós-graduação. “No momento, os docentes lá fixados poderão atuar no curso de mestrado profissional em Metrologia, recentemente criado no Inmetro. Planejamos para um futuro próximo a criação de outros cursos lato sensu e strictu sensu”, explica Orlando.

A integração dos trabalhos desenvolvidos em Xerém e no Fundão deve ser forte, já que boa parte dos docentes contratados já trabalhou no campus da Cidade Universitária. “A união das linhas de pesquisa existentes no Fundão com aquelas existentes no Inmetro e no Pólo da UFRJ/Xerém possibilitará ao estudante a oportunidade de contato com inúmeros laboratórios e técnicas experimentais em biotecnologia, tornando sua formação ainda mais abrangente, e permitirá o intercâmbio de pesquisadores entre as instituições”, afirma o professor.

O Pólo da UFRJ em Xerém funciona desde o segundo semestre de 2008, em colaboração com o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Prefeitura de Duque de Caxias e o governo do Estado do Rio de Janeiro. Algumas unidades da UFRJ participam da iniciativa, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF), o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), Instituto de Física (IF), Escola Politécnica (Poli) , além do pessoal técnico do Inmetro.

17/07/2009