Evento homenageia ex-professor da Bioquímica

Priscila Biancovilli

No próximo dia 3 de abril, o Instituto de Bioquímica Médica promove um evento de celebração dos 70 anos do Professor Emérito Jorge Almeida Guimarães, atual presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ex-professor do Instituto.

“Este ano, o professor Jorge completou setenta anos, que é um marco na sua carreira cientifica. Tivemos recentemente aqui a festa do professor Leopoldo De Meis. Como o professor Jorge passou um longo período nessa casa e deixou muitos discípulos - eu fui aluna dele no mestrado, por exemplo – resolvemos fazer essa homenagem”, explica a professora Russolina Zingali, coordenadora do evento.

A celebração contará com seminários científicos proferidos por seis ex-alunos de Jorge, além dos professores Helena Nader e Adalberto R. Vieyra, de uma congregação conjunta do IBqM e Instituto de Ciências Biomédicas. O pesquisador Leopoldo De Meis fará uma homenagem e, em seguida, haverá a apresentação do vídeo “De Campos aos Campi: Jorge Almeida Guimarães - 50 anos de dedicação à Ciência Brasileira”.

“No vídeo, narramos a trajetória acadêmica dele através do depoimento de alunos, desde o primeiro, Elói Garcia, que foi Diretor do Instituto Oswaldo Cruz até os mais recentes, além de colaboradores importantes para a carreira científica dele”, afirma Russolina.

A professora Christina Barja-Fidalgo, da Uerj, teve a idéia de produzir um vídeo-documentário que contasse a trajetória de vida e sua contribuição científica, não apenas relativa à produção de conhecimentos mas também ao gerenciamento da ciência nacional. “O professor Jorge é um exemplo para nós porque, apesar de atuar na presidência da Capes, continua produzindo ciência no laboratório, desenvolvendo novos conhecimentos e também orientando alunos. Ele, portanto, é um espelho de como é possível fazer ciência e gestão científica ao mesmo tempo, de forma competente”.

Biografia

Jorge Almeida Guimarães nasceu em Campos, cidade ao Norte do estado do Rio de Janeiro, em 1939. Foi professor da Bioquímica Médica entre 1982 e 1997, quando o IBqM ainda era um Departamento. Durante esse tempo passou pelos cargos de chefe de Departamento, Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas e Diretor Científico do CNPq. Trabalhou também nos Ministérios da Ciência e Tecnologia e Educação (neste último, como coordenador de área da Capes). Há quatro anos, é presidente da desta instituição.

Evento

O evento acontece dia 3 de abril, a partir das 9 horas, no Auditório Hélio Fraga, 2º andar do bloco K do prédio do Centro de Ciências da Saúde, Ilha da Cidade Universitária.

09:00 - Abertura- Prof. Débora Foguel - UFRJ

09:30 - 09:45 Elói  Garcia - Fiocruz
09:45 - 10:00 Carlos Termignoni - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
10:00 - 10:15  Célia Carlini - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
10:15 - 10:30  Helena Nader  - Universidade Federal do Estado de São Paulo
10:30 – 11:00 Coffee break
11:00 - 11:15 Jamil Assreuy  - Universidade Federal do Santa Catarina
11:15 - 11:30 Robson Q. Monteiro - UFRJ
11:30 - 11:45 Hugo Verli - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
11:45 - 12:00 Adalberto R. Vieyra - UFRJ
12:00 – 14:00 Intervalo para almoço

14:00-15:00  Congregação Solene :
Instituto de Ciências Biomédicas &
Instituto de Bioquímica Médica
Homenagem do Prof. Leopoldo De Meis - UFRJ

15:00 Apresentação do Vídeo –
Profa. Lina Zingali - UFRJ
      Representante da Fundação Conrado Wessel
      Presidente da Faperj
15:30 –Projeção do Vídeo.
“De Campos aos Campi: Jorge Almeida Guimarães- 50 anos de dedicação à Ciência Brasileira”
16:30 – Encerramento
21:00 Confraternização: Local a ser confirmado