Diretoria do IBqM é reempossada

Por Marina Verjovsky

O Instituto de Bioquímica Médica celebra a permanência da sua diretora, Débora Foguel, e seu vice-diretor, Mário Alberto Cardoso da Silva Neto, por mais dois anos de gestão à frente do Instituto. A cerimônia de reempossamento ocorreu no último dia 12 de maio de 2009, no Auditório Leopoldo de Meis, lotado por alunos, professores e funcionários da bioquímica e de outros institutos da UFRJ.

A diretora do IBqM, Débora Foguel, durante seu discurso emocionado.
Ao fundo, o vice-diretor Mário Alberto Cardoso da Silva Neto.

Fotos de: Marco Fernandes/CoordCOM/UFRJ

O Decano do Centro de Ciência da Saúde, Almir Fraga Valladares, manifestou grande satisfação em participar do evento e cumprimentar a diretora e o vice-diretor pela conclusão de dois anos de brilhante mandato e pela oportunidade de melhorar ainda mais. “Tenho certeza do sucesso dos professores Débora e Mário Alberto para os próximos dois anos”, afirmou. “A decania só se beneficia da grandeza das suas unidades”.

Em seu emocionado discurso, Débora Foguel afirmou que teve a sorte de, nos primeiros dois anos, interagir com pessoas que sofrem de uma rara “doença”, cujos sintomas são “a capacidade de sonhar e acreditar em novos desafios”, define. E cujo principal “infectado” seria o professor Leopoldo de Meis. “Crônico, incurável e altamente contagioso, nos contaminou na crença da capacidade dos jovens e disseminou os programas de cursos de férias por todo o país”, brinca. “Ele decidiu tomar um novo rumo e criou o IBqM, que hoje dirijo com honra e orgulho”.

A diretora também comentou sobre o grande desafio que o Instituto assumiu com a Universidade, de crescer sem prejudicar sua qualidade e competência, e das frustrações em ainda não ter visto iniciadas as obras do Projeto Fronteiras. “Não descansarei enquanto não alcançar estes objetivos”, afirmou. E então, agradeceu a todos que os ajudaram nos últimos dois anos e pela reincidente e reiterada confiança depositada a eles.

Por fim, a vice-reitora da UFRJ, Sylvia Vargas (representando o reitor Aloísio Teixeira), comentou um pouco sobre a história do Instituto e como pode colaborar para os novos planos da Universidade. “O mérito científico da diretora, assim como sua experiência em divulgação de ciências e administrativas, aliadas de suas características pessoais, a distinguem”, elogia. “Certamente, o êxito da primeira gestão se repetirá e poderá ser superado. E que estejam certos de poder contar com o apoio irrestrito e incondicional desta reitoria”.

15/05/2009