Simpósio Nova Capes se encerra nesta semana

Dentro da programação do Simpósio “Sistema Nacional de Formação de Professores e a Educação Básica: o papel da nova Capes”, nesta semana, estão programadas duas conferências:

Nesta quinta-feira, dia 16/07, a a conferência “Formação continuada de professores das ciências naturais no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES”, proferida por Flavia Rezende Valle dos Santos, do Nutes/UFRJ.

E no dia seguinte, dia 17 de julho, às 14 horas, acontecerá o encerramento do ciclo de palestras com a presença do professor Nélio Bizzo da Faculdade de Educação da USP. Ambos os eventos se realizarão no auditório Leopoldo De Meis, no CCS.

Durante todo o mês de julho, o Instituto de Bioquímica Médica promoveu o Simpósio para discutir o papel da Nova Capes. As atividades começaram no dia 3 de julho com a participação do Reitor Aloisio Teixeira, da Diretora do IBqM, Débora Foguel e do Prof. Leopoldo de Meis.

Durante mesa de abertura ainda houve a conferência do Prof. Celso Costa, Diretor da Educação a Distância da Capes que falou sobre o Plano Nacional de Formação de Professores e a Educação Básica, proposto pela Capes e incorporado às ações do PDE, no âmbito do Ministério da Educação.

No dia 10 de julho, a Decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Angela Rocha dos Santos, apresentou as ações do CCMN para a formação de professores e discutiu os projetos e ações possíveis nessa área.

A organização do Simpósio é uma iniciativa da Equipe dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização (pós-graduação lato sensu) em Ciências e Biologia. As pesquisadoras Denise Lannes e Cristina de Oliveira Maia ressaltam que a idéia é que o ciclo de conferências tenha contribuído como espaço de discussões no sentido de oferecer aos participantes um intercâmbio de idéias.

13/07/2009