Vídeos científicos para todos

Por Suellen Jnoub

Com o objetivo de divulgar produções científicas da UFRJ, entrará no ar em breve, o site www.imago.ufrj.br. A iniciativa visa incrementar o uso de vídeo no processo ensino-aprendizagem de ciência e biologia e assim popularizar o conhecimento científico junto à sociedade brasileira.

Segundo um dos idealizadores do projeto, o doutorando Roberto Einzemberg, do Programa de Educação, Gestão e Difusão, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, o portal terá como intuito incluir produções de difusão do conhecimento científico de qualquer instituição. “A intenção inicial é disponibilizar o material produzido pelos componentes do Grupo de Imagem Científica (GIC). Porém, não se restringirá a essas produções. “Qualquer interessado pode nos contatar para obter espaço no sentido de divulgar seus projetos e hospedar seu material audiovisual. Infelizmente, não temos ainda uma data certa. Na realidade, faltam alguns ajustes na página inicial e na organização do conteúdo” explica.

Fundado em 2007 por professores da UFRJ, o GIC tem como meta a produção, exibição e pesquisa de audiovisuais e outros produtos, que usem a imagem, como instrumento para difusão/ensino de ciências. Neste ano, o grupo conseguiu um servidor para hospedagem e um domínio para uso que sintetizasse o conteúdo do ambiente.

O projeto pretende ainda se tornar uma “fábrica de vídeos”, onde professores, tanto de escolas quanto de universidades, teriam a oportunidade de produzir seus próprios vídeos que seriam disponibilizados para download. “O professor monta o vídeo (para isso estamos preparando um tutorial) e, se quiser, um DVD em melhor qualidade, com imagens geradas por ele ou pelo nosso banco de imagens. Depois, basta nos enviar para ser disponibilizado no Imago", explica Eizemberg.

Além dessa iniciativa, há também a ideia de produzir uma “revista de vídeo”, que funcionará como uma produção editorial clássica, com editor responsável, conselho editorial etc. Porém, irá se diferir das revistas normais, já que será voltada à publicação on-line de vídeos produzidos no meio acadêmico. O objetivo dessa publicação centra-se também na difusão e ensino de ciências. “Deve-se ter em vista que essa é uma proposta que visa dar suporte aos produtores iniciantes ou aos que querem ter outra opinião antes de lançar a versão final de seu produto. Muitas vezes, o vídeo pode não se enquadrar nos parâmetros normais e, nem por isso, deve ser deixado de lado, pois certamente será uma contribuição para linguagem audiovisual e pode perfeitamente ser enriquecido pela visão de quem já tem experiência na área”, opina.

Einzemberg aposta na divulgação de material pela internet como uma ferramenta aliada que só tem a ampliar o conhecimento científico. “A vantagem que encontramos foi de ter um canal de difusão do conhecimento científico, artístico e cultural de baixo custo e que não encontra barreiras políticas, mercadológicas e que, por isso, vem se expandindo e tornando-se muito democrático”, finaliza.

06/11/2009