Concurso de fotografia mobiliza funcionários

Priscila Biancovilli

Despertar novos talentos. É esta a premissa do curso “Os Novos Caminhos das Imagens”, promovido no final de 2008 pelo documentarista científico Roberto Eizemberg, do Laboratório de Bioquímica de Insetos do IBqM. O projeto teve como objetivo lecionar noções de fotografia para funcionários do Instituto, premiando os melhores trabalhos.

“O curso é novo e essa é a primeira turma. Nós fizemos a ementa do curso de fotografia e vídeo com uma carga de 45 horas, sendo 20 dessas horas de ‘acompanhamento’, já que para os funcionários é difícil comparecer a todas as aulas. Assim, eles tinham a chance de repor as aulas perdidas. Talvez essa tenha sido uma das razões pelas quais dos 14 inscritos, 12 tenham concluído o curso”, comemora Eizemberg.

Uma das aulas de campo, por exemplo, aconteceu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o que motivou bastante os funcionários. A escolha dos vencedores se deu pelo voto popular através do qual 140 pessoas depositam sua opinião, além de um júri composto pelos seguintes membros:

Prof. Dr. André Gomes (IBqM);
Prof. Dr. Horácio Guimarães Motta (IBqM);
Prof. Dr. Luiz Maurício Trambaioli -Fac. Farmácia da UFRJ
Prof. Dr. Antonio Carlos Freitas-Uerj.
Os estudantes de mestrado do IBqM Márcia Franco e Robinson Carvajal.

Os nomes dos vencedores e seus respectivos trabalhos seguem abaixo:

Primeiro lugar
Debora Marques Araujo