Ministro inaugura Centro Nacional de Bioimagem

Cília Monteiro

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, inaugurará na próxima quarta-feira, dia 5 de maio, o Centro Nacional de Bioimagem (Cenabio) da UFRJ, onde funcionarão equipamentos de imageamento de pequenos animais. Entre os quais, um de Ressonância Magnética Nuclear 7 Tesla (MRI 7 Tesla), o primeiro da América Latina que permite uma análise morfológica e funcional de orgãos e sistemas em animais vivos. A ideia do Cenabio é aplicar ferramentas de bioimagem e biologia estrutural em linhas de pesquisa relacionadas às doenças infecciosas causadas por parasitas, bactérias e vírus, além de doenças crônicas e degenerativas, como hipertensão, câncer, Parkinson e Alzheimer.

O Centro já disponibilizava diversos equipamentos modernos de microscopia óptica, eletrônica e de força atômica, além dos de ressonância magnética nuclear de macromoléculas. O objetivo é consolidar uma rede para análise de sistemas biológicos. A infraestrutura estará à disposição de toda a comunidade científica nacional e da América Latina.

O Cenabio faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb) da UFRJ. Os órgãos financiadores são a Finep, através do Pró-Infra, o CNPq, a Faperj e o Ministério da Saúde (MS-DECIT) por meio dos Programas Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e dos Institutos Nacionais (INCT).

Na inauguração também estarão presentes Reinaldo Guimarães, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Jorge Guimarães, Presidente da Capes, Carlos Aragão, Presidente do CNPq, Luiz Edmundo, Secretario Estadual de Ciência e Tecnologia e Ruy Garcia Marques, Presidente da Faperj.

03/05/2010