IBqM conclui genoma de bactéria

Pesquisadores cariocas, liderados por Paulo Cavalcanti Gomes Ferreira, do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ, concluíram o genoma da bactéria que fixa nitrogênio da cana-de-açúcar e de outras plantas. O artigo, publicado numa revista de alto impacto, a BMC genomics, foi um dos cinco mais acessados pela comunidade científica internacional no último mês.

O interesse se dá porque o genoma da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus tem tanto importância econômica como ambiental. No quesito economia, a bactéria fixa nitrogênio do ar e transfere para a planta, eliminando o uso de fertilizantes químicos. No caso da cana-de-açúcar brasileira, a economia é de U$ 100 milhões/ano. Em relação ao impacto ambiental, ela substitui produtos químicos no solo que acabam contaminando rios e oceanos e que contribuem para o aumento do efeito estufa.

02/12/2009