::: CENTRO NACIONAL DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR (CNRMN) :::  

Foto:IBqMO Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear (CNRMN) foi instalado na UFRJ em 1998, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) sob responsabilidade do então Departamento de Bioquímica Médica, hoje IBqM. Este centro funciona como uma unidade multi-usuária para a resolução de estruturas de macromoléculas, estudadas no Brasil e América do Sul, por Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

O centro possui diversos equipamentos de ponta. Recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT) foram utilizados para a aquisição dos espectrômetros de RMN de alta resolução, um de 600 MHz e outro de 400 MHz. Os dois aparelhos possuem todos os acessórios necessários para experimentos de determinação estrutural de macromoléculas e para a estrutura química de compostos orgânicos. Estes equipamentos foram os primeiros a serem instalados no país com a finalidade de determinação da estrutura de macromoléculas. O Projeto CT-infra financiou, ainda, um aparelho de 800 MHz, o primeiro da América Latina e o terceiro no Hemisfério Sul.

Devido à sua alta tecnologia, as instalações do CNRM são utilizadas por pesquisadores do Brasil e de outros países, o que tem sido fundamental para a formação de uma nova geração de jovens cientistas na área de Biologia Estrutural. O trabalho realizado no centro resultou em diversas publicações nas áreas de estrutura de proteínas, enovelamento protéico, glicobiologia e produtos naturais.

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647