::: NÚCLEO DE ESTUDOS DE GENOMAS JOHANNA DÖBEREINER :::  

Estudos GenomaO Núcleo de Estudos de Genomas Johanna Döbereiner foi criado com o objetivo de estabelecer uma estrutura física propícia para a realização de trabalhos na área da genômica, em especial, do estudo do genoma de bactérias e plantas. Desde 2000, o núcleo faz parte do Projeto Genoma do Estado do Rio de Janeiro (RioGene), que agrega diversas instituições de pesquisa.

Em 2004, o núcleo concluiu, seu primeiro projeto, de seqüenciamento do genoma da Gluconacetobacter diazotrophicus, a bactéria responsável pela fixação do nitrogênio em culturas agrícolas. O projeto teve caráter multi-institucional, apoiado pela iniciativa do RioGene. O núcleo realiza, agora, o estudo do genoma do vetor da doença de Chagas, o Rhodnius prolixus, em conjunto com outras instituições, tanto nacionais como internacionais.

O Laboratório de Biologia Molecular, associado ao Núcleo, também tem uma característica multi-usuária. Equipamentos disponíveis aos pesquisadores, como Phosphoimager e um sistema de PCR (polymerase chain reaction) em tempo real, são usados por alguns grupos do IBqM e de outras unidades do CCS.

 

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647