::: UNIDADE DE ESPECTROMETRIA DE MASSAS E PROTEÔMICA :::

Unidade de Espectrometria de Massas e ProteômicaA Unidade de Espectrometria de Massas e Proteômica (UEMP) foi inaugurada em outubro de 2006, com financiamento da Faperj, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do CNPq e da Finep. Este laboratório multi-usuário, associado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), é coordenado numa parceria pelos Instituto de Bioquímica Médica e o de Biofísica Carlos Chagas Filho.

A principal atividade do laboratório é a determinação de seqüência de peptídeos e proteínas, previamente isolados, usando técnicas de espectrometria de massas. Fornece, ainda, apoio logístico e equipamentos para estudos proteômicos. A UEMP conta com aparelhos para confecção de géis uni e bidimensionais, espectrômetros de massas e infra-estrutura para purificação de proteínas e peptídeos, um HPLC, um liofilizador, capela e outros equipamentos menores. Com essas instalações, o laboratório atende à grande demanda de uso por pesquisadores de outros institutos do CCS.

Grandes projetos ligados à Rede Proteômica do Estado do Rio de Janeiro são desenvolvidos na UEMP, entre eles: estudo proteômico da infecção viral; pesquisa de toxinas animais e seus inibidores naturais; análise de bactérias diazotróficas e análise de secretoma de tumores sólidos, este último em associação com o Instituto Nacional do Câncer.

A UEMP possui caráter nacional, uma vez que instituições de pesquisa de todo o território brasileiro enviam material à unidade para ser analisado através de espectrometria de massa. Além disso, os projetos proteômicos recebem alunos de pós-doutorado de outras universidades, que desejam desenvolver pesquisas de ponta na área.

E-mail: uemp@ufrj.br

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647