::: LABORATÓRIO DE BIOCALORIMETRIA :::  

Em 2006, foi inaugurado, no IBqM, o Laboratório de Biocalorimetria, do qual se beneficiam outros institutos da UFRJ, além de grupos de pesquisa de outras cinco universidades públicas do país. Devido ao seu caráter multi-usuário, a unidade contou com o financiamento do Fundo de Infra-estrutura da Finep (CT-Infra).

Na área de biofísica química, as principais técnicas físicas utilizadas são: calorimetria de titulação isotérmica (ITC), calorimetria diferencial de varredura (DSC), dicroísmo circular (CD), e fluorescência e infra-vermelho com transformada de Fourier (FTIR). O laboratório conta com um equipamento raro, de calorimetria com perturbação por pressão, conhecido por PPC (pressure perturbation calorimetry), importante para medir propriedades volumétricas de moléculas biológicas, que podem ajudar a entender melhor sua função.

Os projetos em andamento estudam, em linhas gerais: a estabilidade termodinâmica de proteínas, a interação proteínas/membrana e proteínas/DNA, e a fusão de membranas induzida por proteínas virais. O principal deles pesquisa as características físico-químicas de uma enzima (Asparaginase), utilizada no tratamento de leucemia em crianças. O objetivo é encontrar uma formulação para a enzima que diminua seus efeitos tóxicos sem comprometer sua eficácia no tratamento.

A unidade é aberta a todos os pesquisadores brasileiros e internacionais que desejarem utilizar seus equipamentos, para trabalhar em suas teses de pós-graduação ou para visitas com objetivos específicos, que têm duração média de uma semana. As reservas do laboratório podem ser feitas por e-mail.

E-mail: bianconi@bioqmed.ufrj.br

 

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647