Projeto Universidade – Escola: Trocando Figurinhas

Desde 2007, o IBqM realiza o projeto Universidade – Escola: Trocando Figurinhas, coordenado pelas professoras Jacqueline Leta e Denise Lannes. A atividade tem como objetivo estabelecer um novo modelo de relacionamento entre professores, alunos e o ensino da ciência. A metodologia utilizada é baseada no conceito de trazer a experiência e o conhecimento dos alunos para o ambiente do saber acadêmico. Assim, constrói-se uma relação entre a vida cotidiana e o universo científico, o que facilita a assimilação e o aprendizado.

O projeto está estruturado em palestras, oficinas e visitas aos laboratórios, organizadas e conduzidas pelos bolsistas de extensão, sob a orientação de professores e alunos de pós-graduação do IBqM. As atividades são organizadas em torno de um tema, diferente a cada edição do projeto. Dengue e animais peçonhentos foram alguns dos assuntos já abordados.

Durante as palestras, os participantes recebem conhecimentos teóricos sobre a rotina de um cientista, complementados com a prática através de atividades experimentais e demonstrativas. Para estabelecer relações entre tudo o que foi visto e discutido durante o dia, os alunos e os professores interagem em uma atividade de encerramento. Nela, discutem-se maneiras de levar o conhecimento adquirido para eventos, ações e práticas do cotidiano dos participantes. Ao final, os alunos preenchem um relatório de avaliação para garantir aprimoramento constante do projeto.

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647