PROJETO SURDOS

O IBqM desenvolve, desde 2005, o Projeto A inclusão do surdo na sociedade atual, em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC). Nas últimas décadas, a ciência tem sido cada vez mais divulgada e popularizada, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da população. No entanto, os deficientes auditivos ainda encontram-se à margem desse processo.

Portanto, criou-se um projeto que tem como objetivo aproximar estes dois mundos hoje distantes: o do deficiente auditivo e o da ciência e tecnologia. Para tanto, o IBqM oferece Cursos Experimentais para estudantes do Ensino Médio, através dos quais eles têm contato direto e dinâmico com a ciência. Para complementar o aprendizado, os alunos que se destacam nas aulas realizam estágio remunerado nos laboratórios de pesquisa do instituto.

SurdosNo decorrer dos cursos, constatou-se a quase inexistência de vocábulos científicos representados pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da qual os deficientes auditivos se comunicam. Esta situação prejudica o aprendizado e, por isso, motivou a criação do Glossário de termos científicos em Libras.

Informações: vivian@bioqmed.ufrj.br

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647