:::CURSO DE FÉRIAS:::  

Curso FériasOs Cursos de Férias são realizados durante as férias escolares de julho e de janeiro para professores do Ensino Fundamental e Médio e para alunos do Ensino Médio. São cursos práticos, coordenados por docentes do Instituto e monitorados por alunos de pós-graduação, que oferecem a oportunidade de aprendizado diferenciado de áreas das ciências naturais e da saúde.

O curso destinado aos alunos dura uma semana (40 horas), enquanto o para professores tem duração de duas semanas (80 horas). Na primeira, os participantes desenvolvem atividades experimentais. Ao contrário das aulas tradicionais, os alunos não recebem o conhecimento pronto, mas são obrigados a buscá-lo por conta própria, assistidos pelos monitores. Desta forma, o aprendizado da ciência se torna divertido, concreto e facilmente compreendido em qualquer faixa etária. Há discussões diárias sobre o andamento dos experimentos, possibilitando a troca de informações entre os participantes. Durante a segunda semana, os professores interagem com cientistas convidados para ministrar palestras.

No encerramento do curso, além de uma confraternização, há a apresentação da peça teatral O Método Científico e a distribuição de livros, desenvolvidos pelo Projeto Ciência e Arte. Os alunos recebem, ainda, certificados de participação no curso. Aqueles que se destacam são convidados para trabalhar nos laboratórios de pesquisa, sob a orientação de estudantes de pós-graduação, participando do Programa Jovens Talentosos.

Os números mostram que o investimento tem valido a pena. Dos 67 alunos selecionados para participar do estágio nos laboratórios do IBqM, desde 1988, 49 já concluíram o Ensino Médio e destes, 78 % foram aprovados em universidades públicas. Muitos professores que participam dos cursos iniciam especialização e/ou mestrado na área de concentração denominada "Educação, Difusão e Gestão em Biociências". Inicialmente oferecidos somente para estudantes de escolas públicas, os cursos foram inaugurados em 1985. Em 1994, passaram a atender também os professores. Até o ano de 2007, o projeto beneficiou 3.321 alunos e 1.055 professores. Esta iniciativa expandiu-se para outras 13 universidades públicas e envolve 16 grupos de pesquisa no desenvolvimento dos cursos de férias e também em projetos de educação em Ciências.

UFRJ
IBqM UFRJ/CCS/Bl. H,
Cid. Universitária - Ilha do Fundão
Cep 21.941-590 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel. +55 21 2562-6789 / Fax. +55 21 2270-8647