1. Primeiro, escolha o local onde irá fazer esta experiência. Dentro da pia da cozinha pode ser uma boa idéia! Ou então, coloque o copo sobre um prato fundo. Assim, fica mais fácil de limpar no final.

 

2. Dissolva o fermento biológico em um copo de água. Coloque um pouco dessa mistura  (mais ou menos um dedo) em dois copos de plástico.

 

3. Pingue algumas gotas de detergente nos dois copos com a mistura de leveduras. 

 

4. Coloque o copo com a mistura de fermento dentro de uma pia ou em uma superfície fácil de limpar.

5. Despeje um pouco de água oxigenada dentro do copo contendo um pouco da solução de fermento e veja o resultado. É MUITO RÁPIDO!!!! Parece um vulcão. 
 

Se você fizer dentro de uma pia, coloque mais água oxigenada que volta a espumar:

 

6. Se quiser, misture um pouco de corante de alimento para fazer uma espuma colorida.

 

Nesta experiência, estamos vendo a ação da mesma enzima que atua na batata (veja a experiência "A Batata Espumante").

O que faz a água oxigenada espumar quando colocada na mistura de levedura é a presença de uma proteína chamada catalase. Essa proteína é uma enzima pois acelera as reações química (reações que levariam dias para acontecer, ocorrem em alguns minutos ou segundos).

A levedura é rica em catalase e, portanto, é fácil de observar essa reação. 

Quando você usa a água oxigenada sobre um ferimento, vemos o mesmo efeito de "espumar". Muita gente acredita que isso acontece porque o ferimento tem microrganismos mas, essa não é a realidade. Se você colocar a água oxigenada sobre sua pele sem ferimentos, nada acontece - e ela não está livre desses microrganismos, não é?

No caso do ferimento, a catalase é proveniente das células vermelhas do seu sangue. Muitas outras células de seu corpo contêm essa enzima que serve de proteção para o seu organismo. Isso porque a água oxigenada é, na verdade, um peróxido de hidrogênio (H2O2), muito parecido com a água (H2O).

O peróxido de hidrogênio é formado em nossas células mas é bastante tóxico para o nosso organismo. Ele contribui para as reações que estão associadas ao envelhecimento dos animais, inclusive o nosso. Mas quando a catalase atua, formam-se dois compostos bastante inofensivos para nosso organismo: a água e o oxigênio. 

Veja a reação:

 

Conte seus resultados e o que achou desta experiência. Mande um e-mail!

E veja também a experiência "A Batata Espumante" que também é sobre catalase.

 

Voltar para página de Experiências:

Voltar para a página Inicial:

Página criada em 7 de maio de 2005 e atualizada em 12 de maio de 2005. Reprodução permitida apenas com autorização da autora do site e para fins não lucrativos ou educacionais. Todos os direitos reservados para "Ciência para Crianças".

Clique aqui para requisitar permissão para utilização dos conteúdos de "Ciência para Crianças".