Você sabia que... você é 70% água?

 

É isso mesmo! Nosso corpo é formado por milhares de células que formam, em conjuntos, os nossos tecidos. Os tecidos, formam os órgãos e vários órgãos, um organismo. Mas, a unidade mínima para que se tenha VIDA é a CÉLULA. 

Numa célula, encontramos diversos compostos diferentes: 

PROTEÍNAS

LIPÍDIOS (GORDURAS)

CARBOIDRATOS (AÇÚCARES)

ÁCIDOS NUCLÉICOS (DNA e RNA)

VITAMINAS

SAIS MINERAIS

Mas, a ÁGUA é a substância mais abundante nos seres vivos, sejam unicelulares ou pluricelulares. Ela corresponde a cerca de 70% do peso corporal de uma pessoa!

A água é importante para manter suas células vivas. A grande maioria das reações químicas que acontecem no nosso corpo e nos mantêm vivos ocorrem na água de nosso corpo. Você encontra água dentro e fora das células. 

A água é importante para o o transporte de nutrientes no corpo, além de diluir os resíduos de nosso corpo, formados durante a digestão dos alimentos e que devem ser eliminados.

 

Nosso corpo mantém um EQUILÍBRIO HÍDRICO, ou seja, precisamos ingerir água todos os dias porque ela é utilizada pelo corpo. Além disso, perdemos água todos os dias. 

A água é eliminada de nosso corpo através de:

Urina (cerca de 1 litro e meio)

Fezes (cerca de 150 mililitros ou 0,15 litros)

Suor (até meio litro)

Ar expirado (cerca de 350 mililitros)

 

Ou seja, nosso corpo elimina 2 litros e meio de água por dia!!! 

Por isso, é importante tomar bastante água todos os dias: para repor a água usada pelo corpo ou eliminada por ele. Assim, seu corpo fica saudável.

 

 

 

SUA URINA ESTÁ MUITO AMARELA?

Cuidado! Isso pode ser um sinal de que você não está bebendo a quantidade de água que seu corpo está precisando. Pela urina, eliminamos várias substâncias que o corpo já não precisa. Se não as eliminamos, essas substâncias serão tóxicas para nosso corpo.

Primeiro, os rins filtram nosso sangue. Tudo o que não é necessário, vai para a bexiga e é eliminado junto com a urina.  

Quanto mais clara a urina, mais saudável é o seu organismo.

É possível saber, através da urina, se seu nível de hidratação está satisfatório: urina clara e sem cheiro forte é sinal de boa hidratação, enquanto que a urina amarela e com cheiro indica que está ocorrendo falta de água no seu organismo.

Lembre-se, a falta de água no organismo por comprometer seus rins e levar à formação de pedras.

 

 

 

Quando você fica doente e tem muito vômito e diarréia, pode perder muita água e ter a uma desidratação.

 

Dizem que podemos sobreviver muitos dias sem comer, se nos perdermos numa floresta, por exemplo, mas poucos dias sem água!

 

 

Voltar para a página Inicial:

 Reprodução permitida apenas com autorização da autora do site e para fins não lucrativos ou educacionais.

Todos os direitos reservados para "Ciência para Crianças". Clique aqui para requisitar permissão para utilização dos conteúdos de "Ciência para Crianças".