Fique esperto! Estes jogos são ótimos exercícios de raciocínio, lógica e razão!

 

 

 

 

 

 

 

 

     Desvendando códigos!                                           

 

Descubra o que está escrito nas frases abaixo

(1)   @#J@$        ^@$$@*@$        ~@{    +{-%+     +{G~/{$

 

(2) @#J@     +{ " %     %+     ^%*>@   *J>@ ,  &@~&{  f@&%   @&%  FJ%    ?J>@

 

Dicas: 

  • São dois ditados populares; 

  • Os dois têm a palavra “água”;

  • E os acentos não são mostrados (por exemplo @ = a, á ou ã)

 

26/04/2005

 

 

 

 

 

 

     Quais são as cartas?                                           

 

Três cartas de baralho estão colocadas à sua frente, com a face virada para a mesa:

As cartas são de copas (©) ou de espadas (§), podendo ser tanto “Ás” como “Rei”. Você tem que identificar qual é a carta A, a B e a C, sabendo-se que:

  • Tem pelo menos um “Ás” à direita de um Rei.

  • Tem pelo menos um “Ás” à esquerda de outro “Ás”.

  • Tem pelo menos uma carta de copas à esquerda de uma de espadas.

  • Tem pelo menos uma carta de copas à direita de uma de copas.

 

13/02/2005

 

 

     Velocidade Média                                           

 

 

Numa corrida, Valéria manteve a velocidade de 5 quilômetros por hora durante a primeira metade do percurso. Depois, ela conseguiu aumentar a velocidade e terminou a segunda metade da corrida a 10 quilômetros por hora,

Qual foi a velocidade média de Valéria, considerando todo o percurso?

Dica: Não foi 7,5 quilômetros por hora! Assuma uma distância total para a corrida antes de começar a pensar nas contas.

24/01/2005

 

 

 

  Corrida                                                                   

 

Em uma gincana da escola, 5 alunos da mesma turma participaram de uma corrida.

Sabemos que o Daniel chegou em terceiro lugar e o Nicholas, em segundo.

Tente descobrir qual foi a colocação de Felipe, Gabriel e Lucas no final da corrida, usando as seguintes informações:

O Felipe não foi o último colocado;

O Lucas não foi o primeiro colocado;

O Felipe chegou depois do Nicholas.

24/01/2005

 

 

 

     Sequências                                                                 

 

 

Use o alfabeto abaixo para completar a sequência de letras corretamente. É só prestar atenção ao padrão que estão seguindo.

 “C – F – I – M – P – ?”

 

 “A , Z , B , X , C , V , D – ?”

 

“O – P – N – Q – M – R – L – S –?”    

 

se completa com R, S ou T?

 

se completa com E, U, F ou T?

 

se completa com T, I U, J ou P?

 

 

 

 

 

     As Caixas                                                                  

Três caixas de mesmo tamanho mas de cores diferentes estão colocadas uma ao lado da outra. A caixa azul está à direita da caixa vermelha e à esquerda da caixa verde. 

Sem escrever, só imaginando as caixas, tente responder como ficará no final se você trocar a caixa azul de lugar com a caixa verde:

 - a caixa vermelha ficará ao lado da caixa azul.

- a caixa verde ficará entre a caixa vermelha e a caixa azul.

- a caixa vermelha ficará  no meio.

 

 

 

 

     A Cor das Palavras ou os Nomes das Cores?      

 

Este é o chamado Efeito Strooper, criado por J. Ridley Stroop que descobriu este estranho fenômeno há cerca de 70 anos.

 

Você vai tentar dizer, bem rápido, que cores estão sendo usadas para escrever as palavras abaixo. 

 

NÃO LEIA AS PALAVRAS E, SIM, DIGA COR NA QUAL ESTÃO ESCRITAS.

 

Por exemplo, se você ver a palavra VERDE, deve falar "azul" e não "verde". Você vai ver que não é nada fácil...

 

 

Para entender esse efeito, clique aqui

Para fazer o teste de Stroop completo, clique aqui  

 

 

 

 

     Peixe de Palitos 

Você pode montar o peixe ao lado com palitos, lápis (todos do mesmo tamanho) ou canetas.

 

Faça o peixe nadar na direção oposta, movendo apenas 3 palitos.

 

 

    Pá de Lixo 

Tire as miçangas (contas) da pazinha de lixo, movendo apenas 2 palitos.

    Explique Estas! 

 

Uma pessoa joga uma bola com força e ela volta para essa pessoa sem ter batido em nada e sem ter sido jogada de volta por outra pessoa. Como isso é possível?

 

 

Eu tenho duas moedas no valor total de 55 centavos. Uma delas não é de 5 centavos. Quais são as moedas que eu tenho?

 

Um trem sai de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro. Cinco minutos depois, outro trem sai do Rio de Janeiro em direção à São Paulo, mas viaja com o dobro da velocidade do primeiro trem. Quando os dois se cruzam, qual deles está mais próximo de São Paulo?

 

    Triângulo de moedas

 

Você consegue mudar o triângulo de posição movendo apenas duas moedas?

Pegue 6 moedas. Não importa o valor, desde que sejam iguais. Arrume as moedas como ilustrado no triângulo da esquerda, ao lado. Agora,  tente mudar a posição desse triângulo, colocando a base para cima, como mostra a figura, e vice-versa, movendo apenas duas moedas!

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