O que você precisa:

 

O que deve fazer:

1. Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato.

2. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante rosa. NÃO MISTURE OS CORANTES!

3. Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota).

4. Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta. Aqui, nós fizemos assim: primeiro o palito foi colocado no meio da mancha amarela - e... PUFF!... o amarelo explodiu! 

Depois, colocamos o mesmo palito na mancha azul e ela explodiu!!! 
Com o mesmo palito, na mancha rosa... PUFF... de novo, explodiu!!!!

5. Você pode, agora, "passear" com o palito através das cores! Elas se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. Fica bem legal!

 

O que está acontecendo?

Quando colocamos o corante na superfície do leite, eles não se misturara - cada corante formou uma mancha separada da outra. 

No momento que colocamos o palito de dente com um pouquinho de detergente dentro das manchas, elas pareciam explodir! 

Isso que vimos aqui foi um exemplo de como a tensão superficial age num líquido e como ela pode ser rompida pelo detergente.

A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas AR.  

Como o número de moléculas se atraindo é menor, existe uma "compensação": uma força maior de atração acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! E depois se misturam formando padrões de cores incríveis quando você movimenta o palito... 

Nota: se você tentar misturar os corantes movimentando um palito sem detergente, também será possível ver padrões interessantes, mas não serão tão bem misturados como da forma que fizemos aqui.

Já vimos o efeito do detergente na tensão superficial da água, em outra experiência (Rompendo a tensão superficial) e lá explicamos com detalhes o que estava acontecendo. Então, aqui está um resumo... e você pode visitar aquela página para saber a importância da tensão superficial na nossa vida!   

 

Voltar à página de Experiências:

Voltar para a página Inicial:

 

Página criada em 20 de março de 2005. Reprodução permitida apenas com autorização da autora do site e para fins não lucrativos ou educacionais. Todos os direitos reservados para "Ciência para Crianças". 

Clique aqui para requisitar permissão para utilização dos conteúdos de "Ciência para Crianças".