1. Coloque algum objeto dentro da vasilha limpa e seca.

2. Cubra a boca da vasilha com um pedaço de filme plástico e prenda-o levemente nas bordas da vasilha. Coloque sua mão fechada no centro do filme e aperte devagar, afundando o filme, sem romper. Prenda-o bem na beirada da vasilha.

3. Observe bem o objeto dentro da vasilha, após colocar o filme plástico

4. Coloque um pouco de água na superfície do filme e observe novamente o objeto. Você vai notar que o objeto dentro da vasilha parece ter aumentado. Sua lente de aumento está pronta!

 

 

Cláudio Shida explica que formamos uma lente plano convexa, ou seja, uma das superfícies da lente é plana e a outra, é convexa:

A superfície curva desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento. Com isso, vemos uma imagem aumentada do objeto que está do outro lado.

 

Veja como podem ser as lentes:

 

Cláudio diz que o fato de você ver os objetos aumentados nesta lente plano convexa e sem inversão de imagem é porque os objetos dentro da vasilha estão dentro da distânca focal da sua lente. 

 

Para saber mais sobre esse assunto, procure a página do Programa Educar do Centro de Divulgação Científica e Cultural (ou CDCC) da USP, pata alunos do encino médio em: http://educar.sc.usp.br/otica/lente

 

 

Voltar para página de Experiências:

Voltar para a página Inicial:

Página criada em 17 de julho de 2005. Reprodução permitida apenas com autorização da autora do site e para fins não lucrativos ou educacionais. Todos os direitos reservados para "Ciência para Crianças".

 

Clique aqui para requisitar permissão para utilização dos conteúdos de "Ciência para Crianças".