A água é um composto químico bem simples, formado por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. O oxigênio é representado por "O" e o hidrogênio por "H". A fórmula da água é, então, H2O.  Vocês, provavelmente, já ouviram mas talvez não soubessem de onde vinha esse termo.

 

A água de rios e lagos, em lugares muito frios, só congela na superfície que está em contato com o ar frio. Isso porque, em baixas temperaturas, a água dilata e, à medida que se solidifica transformando-se em gelo, fica menos densa. O que é muito interessante é que o gelo na superfície dos rios e dos lagos serve como uma proteção contra o frio intenso e, mesmo que as temperaturas externas fiquem muito baixas (por exemplo, a -20 °C), a água se mantém numa temperatura de cerca de 4 °C. 

Isso trás duas vantagens para a manutenção da vida: primeiro, mesmo com frio intenso, a vida aquática não desaparece no inverno rigoroso de lugares onde neva porque a água não congela totalmente; além disso, a temperatura da água abaixo do gelo não diminui muito, o que ajuda a manter a atividade biológica desses rios e lagos.

 

Já que estamos falando em água congelada, uma curiosidade é que os Icebergs são formados de água pura; não tem sal no iceberg apesar de estarem no mar. 

 

Os microrganismos também precisam de água para viver. Se você enterrar lixo orgânico e mantiver o solo úmido, em menos de 2 meses esse lixo "desaparece". Se o solo ficar seco, sem qualquer rega, esse lixo desidrata (perde a água) mas continua nesse solo. Para ver isso, você pode fazer a experiência "Plantando o Lixo" que em breve estará na nossa página.

 

Uma semente contém todos os nutrientes para formar uma planta mas está num estado conhecido por "dormência". Ela só precisa de água para iniciar o processo de germinação.

 

Isso é muito fácil de ver quando você "planta" feijões no algodão (que não tem nutrientes) que você mantém úmido. Eles germinam e crescem, até dão folhas! 

 

A composição química de nossas células é bem complexa, mas a água corresponde a 70% de seu peso total. Assim, é fácil perceber que a água é muito importante para nossa saúde!

 

A água contida numa moringa de barro é mais fresquinha. Não é só uma sensação física, a temperatura dela é realmente alguns graus centígrados menor que a temperatura ambiente. Por que isso acontece? O barro cozido com que é feita a moringa é porosa à água, ou seja, a água atravessa lentamente a parede de barro. Isto faz com que a parede da moringa esteja sempre úmida. Por sua vez, essa umidade da parede externa está sempre evaporando e a moringa vai lentamente perdendo a água armazenada em seu interior. Como a água para passar do estado líquido para o gasoso necessita de calor (lembre da água fervendo), do mesmo modo, a evaporação da umidade das paredes da moringa requer calor. Esse calor necessário a evaporação é obtido da água do interior da moringa. Como a água do interior da moringa perde calor, a temperatura dela diminui, ficando, assim, mais "fresquinha". 

Termodinâmica aplicada à moringa de barro: água fresca sem precisar de geladeira. Era assim que antigamente as pessoas conseguiam água "fresca". Isso já não ocorre, por exemplo, num jarro de vidro ou de cerâmica vitrificada, coisas "modernas". Isto também explica porque a terra de vasos de planta que utilizam vasos de barro "secam" mais rápido que vasos de plástico, mantêm as raízes mais "fresquinhas" e não morrem encharcadas por excesso de água.

***contribuição de Cláudio Shida***

 

 

 

 

 

Todos sabemos que a Terra, vista pelo espaço, é azul. Isso significa que grande parte da Terra está coberta por água. Porém, mais de 90% da água na Terra é salgada. Outro tanto, é de difícil acesso. Só nos restam cerca de 2% da água para utilização no dia-a-dia. 

Nós desperdiçamos muita água todo dia!

Quando escovamos os dentes com a torneira aberta, podemos estar gastando até 25 litros de água. Gastamos mais de 150 litros de água num banho de pouco mais de 15 minutos. 

Quando alguém lava calçadas e carros com mangueira, pode estar gastando de 500 a 600 litros de água de uma só vez!!!!!

 A poluição da água vem aumentando todos os dias. Muitos dizem que teremos escassez de água potável na Terra. A ONU previu um colapso dentro de 20-25 anos.

ECONOMIZANDO E CONSERVANDO A ÁGUA, VOCÊ PODERÁ TER UM FUTURO MELHOR!